Casal da Fonte | Vale do Paraíso
16735
page-template-default,page,page-id-16735,page-child,parent-pageid-15893,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,columns-3,qode-theme-ver-14.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Vale do Paraíso

VALE DO PARAÍSO

Vale do Paraíso é uma freguesia portuguesa do concelho da Azambuja, com 4,44 km² de área e 880 habitantes (2011). Densidade: 198,2 hab/km².

A freguesia de Vale do Paraíso foi criada em 1916, por desanexação de Aveiras de Cima, foi sempre uma terra de bons ares e frondosa vegetação, com desejadas condições.

Só assim se entende de que esta humilde aldeia, tenha sido residência do Rei de Portugal D. João II e tenha sido palco nos dias 9, 10 e 11 de Março do ano 1493 do encontro daquele monarca com o descobridor do novo mundo Cristóvão Colombo. – Mapa de Vale do Paraíso

CASA COLOMBO

Materializando uma vontade e um desejo local que vem dos anos noventa do século XX quando se comemoraram os 500 anos dos «Descobrimentos Portugueses» e o Concelho de Azambuja, em particular Vale do Paraíso, despertou para o facto de no lugar ter ocorrido o encontro entre D. João II e Cristóvão Colombo, a Câmara Municipal de Azambuja passa a disponibilizar uma infra-estrutura de interpretação histórica desse importante acontecimento.

A “Casa-Colombo” em Vale do Paraíso passou a ser, a partir de Abril de 2009, uma das primeiras e pioneiras infra-estruturas culturais de interpretação e divulgação de um dos mais importantes factos da História dos Descobrimentos – a descoberta do “Novo Mundo” por Cristóvão Colombo e suas consequências.

Centrando-se nos três dias de Março de 1493 em que Cristóvão Colombo e D. João II conferenciaram e conviveram em Vale do Paraíso, onde o Rei estanciava frequentemente, não por razões de Estado mas por razões do seu estado de alma e dos sentimentos que lhe invadiam o coração, parte-se à descoberta da visão, interpretação e representação do Mundo Antigo e Medieval, para descobrir o conhecimento científico do Mundo Moderno e actual.

Através de uma experiência pedagógico-cultural, somos levados a revisitar essa aventura humana da descoberta do Mundo local e Global, a “memória” social e cultural a que chamamos História.
Apostando no conhecimento novo e fazendo uso dos recursos tecnológicos modernos, o percurso expositivo disponibiliza para cada momento um leque de informação pedagógica complementar, em que a inter-actividade dos conteúdos com o utilizador, promovem de forma didáctica e complementar – uma outra experiência pessoal e gratificante, uma outra ideia de Presente e da História como Futuro.

Visitas por marcação prévia para:

Junta de Freguesia de Vale do Paraíso – jfparaiso.pt | Tel. 263475360 – jfparaiso@gmail.com
Câmara Municipal de Azambuja – cm-azambuja.pt | Tel. 263475360 – museu@cm-azambuja.pt

Nossa Senhora do Paraíso e Festividades Locais

Conheça a Lenda de Nossa Senhora do Paraíso e as festividades locais que se celebram anualmente em honra desta padroeira.

Confraria Nossa Senhora do Paraíso

Conheça a história da Confraria Nossa Senhora do Paraíso, uma confraria com mais de 450 anos de existência.